O Impacto Estético na Perspetiva da Psicologia da Arte: As Pinturas de O Crime do Padre Amaro de Paula Rego na Visão de Adolescentes

  • Alexandra Santos Silva Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • João Pedro Fróis
  • Maria Luísa Figueira
Palavras-chave: experiência estética, impacto estético, adolescência, arte, pintura, Paula Rego

Resumo

O impacto estético é a experiência que ocorre no encontro entre o receptor e a obra de arte. O que está em causa aqui é avaliar as diferenças acerca do impacto estético de seis pinturas de Paula Rego em diferentes grupos de estudantes adolescentes, em termos de identidade sociocultural e identidade de género. A investigação é baseada numa entrevista estruturada e na análise de conteúdo, de acordo com a frequência de clusters. A conclusão é que diferentes experiências socioculturais influenciam marcadamente a experiência estética, mas o mesmo não é necessariamente o caso com respeito  ao género. 

 

Aesthetic Impact from the Perspective of Psychology of Art: The Paintings The Crime of Father Amaro by Paula Rego in the Vision of Adolescents

Aesthetic impact is the experience that happens at the encounter between the receptor and the artwork. What is at stake here is to evaluate differences about the aesthetic impact of six paintings by Paula Rego on different groups of teen students, in terms of sociocultural and gender identities. The research was based on a structured interview and on content analysis, according to the frequency of clusters. The conclusion is that different sociocultural experiences markedly influence the aesthetic experience, but the same is not necessarily the case in respect to gender.

Keywords: Aesthetic experience, aesthetic impact adolescence, art, painting, Paula Rego.

Biografia Autor

Alexandra Santos Silva, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Psicóloga Clínica. Aluna de Doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. 

Publicado
2015-12-31
Como Citar
[1]
Silva, A., Fróis, J. e Figueira, M. 2015. O Impacto Estético na Perspetiva da Psicologia da Arte: As Pinturas de O Crime do Padre Amaro de Paula Rego na Visão de Adolescentes. Interações: Sociedade e as novas modernidades. 29 (Dez. 2015).
Edição
Secção
Artigos