Sobre a revista

Âmbito, missão e estatuto editorial

Interações. Sociedade e as Novas Modernidades é uma revista científica de acesso aberto, publicada pelo Instituto Superior Miguel Torga, dedicada à divulgação de investigação científica original, empírica e teórica, e à reflexão académica no domínio das Ciências Sociais e Humanas.

A revista acolhe contributos que promovem o diálogo entre diferentes perspetivas teóricas, metodológicas e empíricas, com particular atenção às transformações sociais contemporâneas, às dinâmicas institucionais e às novas modernidades.

O seu âmbito científico inclui, entre outras, áreas como a sociologia, o serviço social, a psicologia, a gestão, a economia, a ciência política, a educação e domínios afins, valorizando abordagens críticas, comparativas e contextualizadas.

A missão da Interações é contribuir para o avanço do conhecimento científico nas Ciências Sociais e Humanas, proporcionando um espaço de divulgação e debate académico sobre as dinâmicas sociais contemporâneas, aberto à submissão de investigadores nacionais e internacionais.

A revista adota uma política de acesso aberto em via diamante, não cobrando quaisquer taxas a autores ou leitores, e rege-se por princípios de integridade académica, independência editorial e transparência científica.

 

Tipos de manuscritos

Interações. Sociedade e as Novas Modernidades publica os seguintes tipos de manuscritos:

  • Artigos de investigação científica, baseados em investigação empírica ou teórica original;
  • Ensaios teóricos, que contribuam para o aprofundamento conceptual e crítico das áreas abrangidas pela revista.
  • Pontualmente, a revista pode ainda incluir recensões críticas de livros, desde que relevantes para o seu âmbito científico e editorial. A inclusão deste tipo de contributos depende da orientação editorial de cada número e da decisão da Direção da revista.

Os manuscritos podem ser submetidos em português (variantes de Portugal e do Brasil), inglês ou espanhol.