Campanhas de Imunização: Mitigando Barreiras - Projetando a Comunicação

  • Deepak Gupta Formerly with UNFPA, UNICEF & WHO - New Delhi
  • Badrul Hassan
  • Anusha Agarwal
  • Avni Bhasin
Palavras-chave: barreiras na vacinação, comunicação estratégica em saúde, modelo de comunicação de vacinação, inclusão social

Resumo

Este texto revisita as diversas estruturas conceituais da comunicação estratégica, especialmente aplicáveis ​​aos desafios da vacinação, com os quais os programas de imunização são confrontados em todo o mundo, salientando como é importante assegurar a abordagem das lacunas do “quilómetro final” na obtenção da cobertura de cem por cento de vacinação. O ensaio baseia-se em reflexões consolidadas reunidas através de experiências de campo variadas e estudo de abordagens de programas. Assume ainda mais importância, pois garantir a inclusão social de populações vulneráveis, difíceis de alcançar e pobres, é a chave para usar a comunicação estratégica como uma abordagem de comunicação de marketing, de forma a promover mudanças positivas no comportamento nas comunidades. Em todo o mundo, os programas de saúde pública têm lutado, ao longo de muitas décadas, para chegar às comunidades e realizar os programas de vacinação. Apesar dos esforços investidos pelos respetivos governos no fornecimento de vacinas, os cientistas sociais continuam a enfrentar desafios com as dimensões de gestão da procura dos programas de imunização. Assim, uma ênfase significativa nos aspetos do “comportamento de busca da saúde” nos indivíduos e nas respetivas comunidades desempenha um papel significativo na obtenção de uma cobertura de cem por cento de imunização. O presente ensaio propõe um modelo designado Vaccination Communication Model, ou seja “VCM”, que fornece uma abordagem modular para facilitar o desenho da estratégia de comunicação de imunização.

Publicado
2019-06-30
Como Citar
[1]
Gupta, D., Hassan, B., Agarwal, A. e Bhasin, A. 2019. Campanhas de Imunização: Mitigando Barreiras - Projetando a Comunicação. Interações: Sociedade e as novas modernidades. 36 (Jun. 2019), 158-175. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n36.2019.e2.
Edição
Secção
Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)