Autoria e Pensamento: Ainda a Propósito da Obra de Carlos Amaral Dias
Resumo
O que é pensar? O que é pensar psicanaliticamente? Autoria e pensamento levantam questões relacionadas não só acerca do que é pensar, e o processo de pensamento, mas também sobre a forma como vivemos o mundo e o que nele se passa. A intervenção dos psicanalistas, dos psicoterapeutas psicanalíticos e da psicanálise na cultura, de que foi exemplo Freud, é pouco usual no meio. No entanto, um autor é auctor (lat. augere) e actor, ou seja, pensador e criador.
Summary
Authorship and Thought: Still Apropos of the Work of Carlos Amaral Dias
What is thinking? What is psychoanalytic thinking? Authorship and thinking raise questions not only connected with what thinking is, and the process of thinking, but also with the way we live the world and our time. The interventions of the psychoanalysts, psychoanalytic therapists and psychoanalysis in the culture at large (Freud’ example being a case in point) is rather unusual in the milieu. However, an author is an auctor (lat. augere) and an actor, that is, a thinker and a creator.
© do Autor. A publicação de um trabalho não implica a cedência dos direitos autorais a Interações. A utilização ou revisão do texto e título, sob qualquer forma e em quaisquer futuras publicações do Autor, não necessitam de ser previamente notificadas ou de autorização formal por parte desta Revista.