Ligados, mas não comprometidos: Um Conto de Mobilização dos Meios de Comunicação Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nigéria

  • Adebiyi Rasheed Ademola Department of Mass Communication, Fountain University, Osogbo, Nigeria
  • Ajetunmobi Umar Olansile Infoprations Limited, Lagos, Nigeria
  • Olawale Jelilat Opeyemi BBC Yoruba, Lagos, Nigeria
Palavras-chave: Comunicação social, Envolvimento do cidadão, LinkedIn, Facebook, Twitter, Adelabu, Makinde

Resumo

O estudo analisa o envolvimento de potenciais eleitores com dois grandes candidatos a governador nas eleições governamentais de 2019 no Estado de Oyo, no sudoeste da Nigéria. O estudo explorou a interação, o padrão de envolvimento, assim como a medida em que os seus seguidores se focaram nas questões das suas campanhas no Facebook, Twitter e Linkedin. Para alcançar estes objetivos, os investigadores apresentaram uma análise de conteúdo de 3.193 comentários dos seguidores dos dois candidatos nas três plataformas entre Dezembro de 2018 e Fevereiro de 2019, utilizando técnicas de amostragem com objetivos específicos e construídas durante a semana. Os resultados mostraram que os dois candidatos conseguiram atrair seguidores para as plataformas de redes sociais em linha selecionadas. No entanto, um tinha um compromisso mais robusto do que o seu rival. Foi igualmente observado que uma grande percentagem dos seus seguidores (1.409 em 3.193) não se envolveu nas questões da campanha, como previsto. Apesar do nível de envolvimento, foi observado um padrão de comunicação unidirecional por parte dos dois candidatos. As perguntas e observações dos seus seguidores foram ignoradas. Por conseguinte, recomenda-se que os estrategas dos meios de comunicação social dos políticos façam sempre com que o seu envolvimento com os cidadãos on-line seja simétrico nos dois sentidos. As plataformas dos meios de comunicação social também não devem ser menosprezadas nas campanhas políticas dos políticos nigerianos.

Publicado
2020-06-30
Como Citar
[1]
Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas não comprometidos: Um Conto de Mobilização dos Meios de Comunicação Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nigéria. Interações: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3.
Edição
Secção
Artigos