Call for Papers

2018-05-19
 (Des)Igualdades e (In)Visibilidades Sociais na Era Digital

 

A influência das novas tecnologias nas esferas pública e privada da sociedade, mais do que uma reformulação, originou um novo campo social e interfere diretamente na forma como percecionamos o mundo, nos relacionamos com este e com os outros. Relembre-se que na teoria de Pierre Bourdieu (2001), campo surge como uma configuração de relações socialmente distribuídas.

Progressivamente surgiu e consolidou-se um universo de sociabilização: o ciberespaço. Ainda que virtual, existe e produz efeitos. Pode ser definido como o espaço potenciado pelas diferentes plataformas de comunicação digital e assume-se como um modelo de comunicação individual, permitindo ao recetor ser simultaneamente emissor. Espaço de fluxos (Castells, 1996), o ciberespaço traduz a dimensão social da Internet permitindo a difusão de comunicação/informação à escala global, o que provoca um intenso processo de inclusão e exclusão de pessoas na rede.

A referência a sociedades info-incluídas e info-excluídas do cenário digital é imperativa quando se reflete sobre a geografia dos novos espaços sócio-tecnológicos. As dinâmicas destes territórios estão diretamente associadas à forma como as variáveis sociais, demográficas, económicas e tecnológicas se condicionam entre si, revelando o potencial de disseminação de informação e conhecimento através das tecnologias.

Neste número especial da Interações propomos uma reflexão sobre (Des)Igualdades e (In)Visibilidades Sociais na Era Digital. Aceitam-se trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação e/ou reflexão teórica sobre esta temática como (ainda que este número especial não esteja limitado a estes tópicos):

  • O digital e desigualdades sociais e económicas em diferentes contextos geográficos;
  • A promoção da igualdade pelo digital;
  • Visibilidades e invisibilidades sociais criadas por movimentos de exclusão ou inclusão social, digital, mediática, económica, etc.;
  • Grupos sociais invisíveis na era digital;
  • Literacia digital e grupos sociais vulneráveis;
  • O digital como barreira geográfica;
  • Condicionamentos criados pela tecnologia ao indivíduo em contexto social.

Deadline para submissão de artigos: 25 de junho
Notificação de aceitação: 10 de julho
Publicação: 31 de julho
Os artigos devem ser enviados através do email: interacoes@ismt.pt
Qualquer dúvida deve ser endereçada ao mesmo email.
As normas de publicação e outras instruções para autores podem ser consultadas no site da revista: http://www.interacoes-ismt.com