A Motivação dos Estudantes no Ensino Superior: Um Estudo Comparativo

Autores

  • Eduardo Campos Instituto Superior Miguel Torga
  • Susana Ramos Instituto Superior Miguel Torga

Palavras-chave:

motivação, estudantes do ensino superior, Desporto, Psicologia, escolha do curso, método de estudo, género

Resumo

Este ensaio compara estudantes do primeiro ano dos cursos de Desporto e Psicologia, acerca da motivação, no que respeita à escolha do curso e a motivação para estudar, em duas instituições de ensino superior da cidade de Coimbra, o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) e a Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra. A primeira é uma instituição privada e a segunda uma instituição pública. Os resultados demonstram, porém, que a diferença público/ privado não é significativa como uma diferença de motivação. Um fator mais importante, em termos de motivação, é o género. Desporto é ainda uma licenciatura maioritariamente masculina, enquanto os estudantes de Psicologia nesta amostra não expressam a mesma conotação acerca do seu curso como 'feminino'. Desta forma, o 'género do curso', por assim dizer, tem um impacto mais forte nos estudantes de Desporto, como fator de motivação, do que entre os alunos de Psicologia.

 

College Students' Motivation: A Comparative Study

This is a comparative study on student motivation regarding the choice of courses and motivation to learn. The sample is constituted by Sports and Psychology first-year undergraduate students in two Coimbra higher education institutions, Miguel Torga Institute (Instituto Superior Miguel Torga, ISMT) and Faculty of Sport Sciences and Physical Education of University of Coimbra (Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, FCDEF). The former is a private and the latter a public institution. The results demonstrate though that the private/public difference is not significant as a motivation difference. A more important factor in terms of motivation is gender. Sports is still a mainly masculine undergraduate course, while the Psychology students in this sample, although consisting mainly of female students, do not express the same connotation of their course as 'female'. In this way, the 'gender of the course', so to speak, has a stronger impact on Sports students, as a motivation factor, than among Psychology students.

Keywords: Motivation, college students, Sports, Psychology, course choice, study method, gender.

 

Biografia Autor

Eduardo Campos, Instituto Superior Miguel Torga

Mestre em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional (ISMT, 2011).

Downloads

Publicado

2013-03-16

Como Citar

Campos, E., & Ramos, S. (2013). A Motivação dos Estudantes no Ensino Superior: Um Estudo Comparativo. Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, 11(21). Obtido de https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/324

Edição

Secção

Artigos